quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

300 Filmes para Ver Antes Morrer - Livros


Autor: Alexandre Maron
Editora: Rede Globo
Ano de lançamento: 2006
Número de páginas: 192

Este livro é uma boa dica para quem curte cinema, literatura e de quebra, se amarra em uma boa lista. Reunindo 300 filmes que, como diz o título, são obrigatórios para qualquer mortal assistir antes de passar desta para melhor e mais do que a simples lista o livro apresenta sinopses muito interessantes de cada uma das obras além de contar com quadros explicativos onde gêneros, diretores e atores/atrizes são apresentados de maneira resumida e explicativa ajudando a entender um pouco mais a respeito da sétima arte.
Um prato cheio para quem busca uma referência em filmes que foram sucesso e tornaram-se clássicos, ajudando a responder a clássica pergunta: Que filme assistir hoje? Contemplados na lista, filmes lançados entre 1922 e 2005, de Três homens em conflito a Sin City, de Operação Dragão a Kill Bill, de Aconteceu naquela noite a Harry e Sally. Com o grande número de lançamentos em DVD de filmes que antes só estavam disponíveis em VHS, é comprar o livro e correr para locadora. Garantia de boa leitura e bons momentos em frente a TV.


Sobre Autor
Alexandre Maron, carioca, 37 anos - Diretor de Projetos Online da Editora Globo. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou na Folha de S.Paulo em 1998, no programa de trainees do jornal. Trabalhou como repórter de cultura até 2000, quando ingressou na Editora Globo como editor da revista NET TV. Em 2003, como diretor de redação, comandou a reformulação do título, que se tornou MONET, com uma forte pegada de cultura pop e entrevistas  e perfis de artistas e personalidades. Em 2006, editou o livro 300 Filmes para Ver Antes de Morrer, uma seleção eclética de filmes com o selo da seção Mente Aberta, da revista Época. Em dezembro de 2007, deixou a revista Monet para implantar a Época São Paulo, onde ficou até sair em licença, em outubro de 2008, para fazer um mestrado em Media Management na University of Westminster, em Londres. Retornou à Editora Globo em setembro de 2009 e passou a atuar em projetos digitais com foco em mobilidade e novas plataformas, incluindo celulares e e-readers. Entre os produtos lançados estão os guias de Crescer e Época São Paulo para iPhone e a app Época Digital, para o iPad.




quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Programa Celtx - Dicas e Tutoriais


FICHA TÉCNICA
Nome: Celtx
Tipo: Gratuito
Tamanho: 14,3 MB
S.O: Windows XP/Vista/7/98/2000/8


DESCRIÇÃO

O Celtx é um aplicativo essencial para quem quer ingressar na produção de vídeos, filmes ou peças de teatro, já que ele não apenas permite que os roteiros sejam escritos e formatados corretamente, mas também apresenta grandes ferramentas de produção, direção e direção de arte, integrando todos os profissionais envolvidos.

Tutorial


Filme Gonzaga - De Pai Para Filho - Torrent


FICHA TÉCNICA
Titulo Original: Idem
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Gênero: Biografia/Drama/Música
Ano: 2012
Origem: Brasil
Duração: 120 minutos
Tipo: Longa-metragem


SINOPSE
Dois artistas brasileiros, dois ícones da cultura popular. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos. Duas personalidades opostas que compõem uma mesma história marcada por desencontros de um pai e um filho que passaram a vida tentando se entender. Luiz Gonzaga e Gonzaguinha: a emoção transborda em notas musicais.


Filme Argo - Torrent


FICHA TÉCNICA
Argo
Titulo Original: Argo
Direção: Ben Affleck
Roteiro: Chris Terrio (roteiro), Joshuah Bearman (artigo)
Gênero: Drama/Suspense
Ano: 2012
Origem: Estados Unidos
Duração: 120 minutos
Tipo - Longa Metragem


SINOPSE
A Revolução Iraniana chega a seu ponto de ebulição e a CIA vê-se obrigada a preparar um arriscado plano para libertar seis americanos que encontram-se abrigados na casa do embaixador canadense.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Os Cinco Maiores Filmes Polêmicos - Top Five

Filmes polêmicos sempre rendem grandes discussões  seja pelo conteúdo abordado, por uma cena que seja tabu ou até aqueles tenha intervenção do Estado para que não haja exibição sendo cenas sexuais, assuntos tabus na sociedade entre outros. Qualquer que seja o filme polêmico sempre renderá grandes resenhas sobre o mesmo. Vou enumerar cinco grandes filmes polêmicos.

5°) Serbian Film - O mundo escondido do sexo

A polêmica consiste quando o juiz Ricardo Machado Rabelo, da 3ª Vara Federal de Belo Horizonte, havia atendido em 9 de agosto uma ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público Federal, que afirmava que o longa de horror continha trechos simulando a participação de um recém-nascido e menores de idade em "cenas de sexo explícito e pornografia" e outros com "barbárie, selvageria e crueldade".
Cinematograficamente é um totalmente razoável, mas as cenas são chocantes para pessoas conservadoras.



Filme Online Completo













4°) O Segredo de Brokeback Mountain - Relação entre pessoas do mesmo sexo
A polêmica consiste na relação homossexual entre os protagonistas do filme, tendo cenas de beijos e sexo entre os personagens. A sua exibição foi proibida na China, Bahamas, em países do Oriente Médio e salas de cinemas conservadoras dos Estados Unidos. Já na Itália algumas cenas foram cortadas na TV aberta.
Cinematograficamente é um dos melhores filmes de Ang Lee






Filme completo Online

3°) Calígula - Cenas de Sexo Explícito
A polêmica consiste por que Calígula foi o primeiro grande filme a mostrar atores famosos (John Gielgud, Peter O'Toole, Malcolm McDowell, Helen Mirren) envolvidos em cenas de sexo explicito, além do mais quando lançado no mercado, "Calígula" foi censurado no Brasil e em vários países europeus, o que acabou lhe granjeando imerecido destaque e ainda em 1992 o filme foi exibido no Brasil, na Rede OM (atual CNT), no horário entre o final da noite e começo da madrugada. O filme seria exibido em dois dias, devido à sua grande duração; porém, no final do primeiro dia de exibição o filme foi, por meio de uma liminar da Justiça, tirado do ar, ou seja, foi censurado, devido às cenas de sexo explícito.


Trailer











2°) Cronicamente Inviável - Crítica Ácida a Sociedade Brasileira
A polêmica consiste na crítica ácida sobre toda sociedade Brasileira desde a Classe mais rica como a pobre, desde o carnaval no Rio de Janeiro até o de Salvador. Homossexuais, o MST, os Negros, nada escapa de sua crítica feroz, chamando o povo brasileiro de hipócrita, mentiroso e currupto. Em destaque as cenas polêmicas de masturbação, moradores de rua comendo sobras dos restaurantes e o tráfico de crianças. Cinematograficamente um filmaço de Sergio Bianchi.




Filme Online Completo
















1°) Tiros em Columbine - Crítica engraçada e ácida sobre cultura do povo norte-americano com as armas
A polêmica consiste principalmente na crítica engraçada e ácida ao governo que vem através de um acervo de notícias recentes, demonstrar como a cultura americana de "a melhor defesa é o ataque", age sobre os cidadãos americanos, provocando uma insegurança nacional que faz com que o medo seja um sentimento crônico entre os americanos e consequentemente faça-os buscar uma falsa segurança "armamentista" e violenta. Assim as indústrias de armas ganham mais e consequentemente o governo lucra bem mais nos impostos, porém a conseqüência é ter o país mais violento do mundo, em que adolescentes e até crianças se matam com armas de fogo. Moore mostra que essa política agressiva é geral, pois o Estado americano sempre agiu dessa maneira em diversos conflitos, quando algo em algum governo os incomodou, o estado tratou de destruir, liquidar com "tal incômodo". São vários os exemplos: Fidel, Vietnã, Irã, Iraque, etc. Os Estados Unidos só perdem para a Alemanha em massacres a civis inocentes. Sendo assim, dentro do país as coisas se dariam da mesma maneira, esse seria o motivo. 

Filme Online Completo
 

Menções Honrosas para:
AntiCristo
Os Sonhadores
Ken Park
O assunto de Meninas
Shortbus
Febre de Rato
Instinto Selvagem
Má Educação
Amor Estranho Amor
O Ultimo Tango em Paris
Giselle
Império dos Sentidos 

domingo, 27 de janeiro de 2013

"No" - Crítica de filmes


Em Busca de Mudanças

Às vezes se faz necessário mudar sua forma de agir para conseguir algo que se almeja a bastante tempo pois as velhas praticas não conseguem chegar ao alvo. Este é uma das primícias de um das cinco produções indicadas ao Oscar de melhor filme Estrangeiro que desbancou boas Obras como Piéta e Os Intocáveis.

A história do filme se passa em 1988 quando, o publicitário René Saavedra retorna ao Chile depois de viver no exílio e vai trabalhar pelo "não" na campanha publicitária realizada para o plebiscito que colocou fim à ditadura de Pinochet. Com poucos recursos e permanente vigilância, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a votação.

O filme para ser bom precisa-se de boas interpretações e neste quesito o filme “No” consegue se sair muito bem com boas atuações que exprimem a tensão vivida por pessoas na campanha do Não contra o regime de Augusto Pinochet com seus medos, a suas lutas e principalmente a esperança de um Chile livre. Os destaques são Alfredo Castro que faz Lucho Guzmán, Luís Gnecco que interpreta Urrutia, Antonia Zegers que faz o papel de Verônica e principalmente Gael Garcia Bernau que se transforma em total plenitude, maestria e talento em René Saavedra um publicitário que revolucionou a comunicação socialista de Chile.

A Fotografia é outro ponto bem explorado pelo diretor Pablo Larraín que em seu caráter estético prefere optar por usar uma imagem suja, muitas vezes com a câmera na mão e a luz estourando a todo instante incomodando a todo momento o publico, sobre olhar da  câmera U-matic da década de 80, sendo que a ideia era fazer um filme com as mesmas aos moldes de outras produções chilenas que tinham na época, bem parecido com filme favorito ao Oscar de melhor filme Argo.

O roteiro muito bem produzido consegue manter um bom ritmo e quase não sentimos as quase duas horas da película. Com imagens reais da campanha, vemos como René Saavedra conseguiu vender para o cliente (os socialistas) e depois para o público (o povo chileno) uma nova forma politica que transmitia alegria e esperança ao contrário de um Chile apreensivo e triste do qual os conservadores estava disposto a mostrar, mas tem um ponto que o filme consegue muito bem mostrar é o paradoxo que representa um publicitário considerado por muitos um fiel escudeiro do capitalismo e do consumo, coisa que partidos socialistas contrariam. Ao decorrer do filme notamos a evolução dos personagens, bem como crescimento de patriotismo que surge do público através do filme mesmo não sendo chileno.

Um filme que todo publicitário, comunicador e mercadologo deveria assistir, pois notamos o quanto é forte uma mudança de posicionamento para o beneficio almejado. Histórico, de grandes lições e de Bastante qualidade cinematográfica. Observando o interesse do publico de fora por filmes da América latina vide outros filmes indicados ao Oscar como O Segredo dos Seus Olhos da Argentina e Cidade de Deus.
NOTA: 9,5

FICHA TECNÍCA
Nome original: Idem
Direção e Roteiro: Pablo Larrín
Origem: Chile
Duração 118 minutos


Trailer Legendado

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O que é Cinema de Jean Claude Bernardet - Livros


Autor: Jean Claude Bernardet
Editora: Brasiliense
Ano de lançamento: 2001
Número de páginas: 64

Em 28 de dezembro de 1895, Paris assistiu a primeira exibição pública do "cinematógrapho". Mas nem seus próprios criadores, os irmãos Lumière, acreditavam no sucesso daquele aparelho inicialmente projetado para pesquisas científicas de movimentos. Quase um século depois, o cinema se transformou no mais fantástico criador de ilusões, cuja "impressão de realidade" às vezes se presta à dominação ideológica e comercial.

Sobre o Autor
Nascido na Bélgica, de família francesa, Jean-Claude passou a infância em Paris, e veio para o Brasil com sua família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. É diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP.
Interessou-se por cinema a partir do cineclubismo, e começou a escrever críticas no jornal O Estado de São Paulo a convite de Paulo Emílio Salles Gomes. Tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo, e especialmente de Glauber Rocha, que rompeu com ele a partir da publicação de Brasil em Tempo de Cinema (1967). Foi um dos criadores do curso de cinema da UNB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004.
Além de sua importância como teórico, é também ficcionista, com quatro volumes publicados. Participou de vários filmes, como roteirista e assistente de direção, eventualmente como ator em pequenos papéis. Nos anos 1990 dirigiu dois ensaios poéticos de média-metragem: São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sobre Anos 60 (1999).
É também inventor do brinquedo infantil Combina-cor, lançado pela Grow.



Os Cinco Melhores Filmes de Besteirol Americano - Top Five

Filmes de Besteirol Americano, são produções que caem no gosto da massa e irritam profundamente os críticos, pelo apelo sexual, piadas baratas e de segunda intenções e pelas situações engraçadas que passam os personagens os críticos, mas como toda regra tem exceção vou listar os cinco melhores filmes de Besteirol Americano. Entretenimento é a questão.

5°) Todo Mundo em Pânico - Primícias das paródias do novo século
Produção que faz parodias de  filmes do gênero de terror como a então trilogia do Pânico e Eu Sei que Vocês Fizeram no Verão Passado. Divertido, simples e engraçado, um ótimo passa tempo em dia de ócio.



Filme Completo Online

4°) O Virgem de 40 Anos - Comédia acima a média
Besteirol familiar, engraçado, divertido, com clichês Básicos e com uma grande atuação de Steve Carell


Trailer


3°) American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível
Besteirol Americano tem muitos filmes despreziveis, mas este marcou o final da década de 90 e fez parte da juventude daquela época que ainda conquista fãs em todo mundo. Grandes Nostalgias


Trailer

2°)  Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América - O besteirol mais crítico dos anos 2000
Personagem engraçado + situações hilárias + grande roteiro + constantes críticas ao povo americano da classe média = Borat, umas das melhores comédias em 2006


Trailer                                                                                                                   


1°) O Superbad - É Hoje - Grande Surpresa em termo de Filme Besteirol
"Recicla as piadas de sexo de uma maneira inteligente e inesperada. No meio de tantas risadas, ainda há espaço para poesia e reflexão." Rodrigo Cunha



Trailer





  

sábado, 19 de janeiro de 2013

Até Que a Sorte Nos Separe - Crítica de Filmes


ISSO FOI UM FILME?

Filme mais visto em relação a obras nacionais e nono se juntarmos com filmes estrangeiros nas salas de cinema do Brasil conseguindo assim grande êxito de bilheteria, entretanto não conseguindo obter o mesmo sucesso na qualidade cinematográfica, devido há vários erros no roteiro raso e previsível, em atuações risórias e na direção fraca (até hoje me pergunto se isto foi uma obra cinematográfica).

Este péssimo filme nacional conta história do Casal Ane (Danielle Winits) é a bem comportada esposa de Tino (Leandro Hassum), que vê sua vida transformada após o marido ganhar na loteria. Mas o casal perde tudo, e a partir daí Tino passa a bolar uma série de situações hilárias para que Jane não perceba que estão falidos.

O roteiro para qualquer pessoa mais atenta observaria a superficialidade do filme logo nas primeiras cenas, pois seus personagens são poucos desenvolvidos principalmente Jane e para alguns falta um maior aproveitamento (principalmente a filha do Casal e Adelson que é feito por Airton Graça), aliás, vemos muitas escorregadas no Roteiro como Tino viver uma vida consumista sem trabalhar ou fazer qualquer investimento e seu dinheiro perdure por dez anos.

A parte técnica do filme não compromete negativamente para está produção, sendo a captação de áudio um pouco confusa e a casa do Tino um pouco aquém de uma pessoa milionária e com extravagante.

As atuações são os piores aspectos deste filme, começando pelo Kiko Mascarenhas e Rita Elmor que fazem Amauri e Laura respectivamente, os dois são tão ruins e superficiais que parecem que eles estão fazendo novela mexicana. Daniela Winits segue linda, pena que sua interpretação não consegue está no mesmo patamar da sua beleza, Ailton Graça muito por causa do seu talento consegue salvar seu personagem sendo que Leandro Hassum que rouba todo filme conseguindo inserir comédia no mesmo, todo perdido em sua própria história, mas percebemos que ele não está interpretando Tino e sim a se mesmo, pena que o roteiro e o diretor não conseguem aproveitar mais deste grande comediante.

Fica claro que o diretor Roberto Santucci preferiu fazer um comercial que faturasse grande público não ligando muito para sua qualidade fílmica é tanto o seu formato parecido com novela e por vezes um programa humorístico vide as situações que o personagem Tino passa. Na verdade está obra pode ser o que quiser se propor, mas de nada parece com uma produção cinematográfica, antes assistir um show de comédia de Leandro Hassum do torturar seus olhos. Pior filme nacional de 2012, muito ruim mesmo.

NOTA 4,0

FICHA TÉCNICA
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Gustavo Cerbasi (livro)
Gênero: Comédia
Ano:2012
Origem: Brasil
Duração: 100 minutos
Tipo: Longa-metragem


Filme Completo - Online

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Som ao Redor - Critica de Filmes


VOCÊ SE SENTE INVADIDO POR ESTE FILME


Na sua crítica e observação, no seu primeiro longa-metragem,
sendo este mais contundente que seus outros curtas sobre a classe média e suas fortalezas (os condomínios), sendo considero por críticos o melhor filme nacional em 2012.

O filme é ambientado onde Kleber Mendonça Filho mora no Recife, a trama é localizada em três ou quatro ruas que a família do senhor Francisco domina, mas com a chegada de uma equipe de vigilância que oferece serviço de segurança por 24 horas, a influência e poder deste senhor diminuem. Sendo um pretexto não só para contextualização para classe média, mas uma relação histórica entre o mesmo e os latifundiários da recente história brasileira que apesar de nos encontrar no século 21, a exploração e o desejo constante de aquisição só aumentam e ganha nova proporções, observando que os latifundiários nunca deixaram de existir no Brasil.

O diretor se arrisca ao colocar atores poucos conhecidos, com pouca experiência ou amadores, o único que é experiente que se encontra no filme é Irandhir Santos que brilhantemente interpreta o segurança Clodoaldo, mas a direção firme e precisa consegue manter as atuações satisfatórias mantendo a qualidade dramática e cinematográfica.

A narrativa é o principal aspecto do filme, primeiro pelo mal estar produzido pela trilha do DJ Dolores e consequentemente a sua edição de som tendo no seu repertório sons de elevadores, música alta e que, para alguns personagens são grandes tormentos (como uma das moradoras que sente incomodada com os latidos do cachorro) que transcende a tela de cinema e vai até nossos ouvidos, e as escolhas dos planos que deixa o filme cada vez mais aterrorizante.

O roteiro tem uma preocupação importante com as constantes invasões sofridas pelos personagens dos condomínios como, por exemplo, a chegada dos seguranças e os filhos dos empregados e a forma como se relacionam os funcionários e empregados tão próximos e tão distantes visto também seu final de certa forma surpreendente.

No Prêmio de Cinema Tropical ganhou como melhor filme latino-americano e está na lista dos dez melhores filmes do ano de 2012 segundo The Nem York Times ao lado de Django Livre de Quentin Tarantino, além de vencer no Festival de Gramado nas categorias melhor filme, som e filme da Crítica.
Filmão do nosso cinema nacional, que lembra muito as correlações do passado e presente dos filmes de Sergio Bianchi (Cronicamente Inviável e Quanto Vale ou é Por Quilo?), mas de uma sutileza crítica que poucos como Kléber Mendonça Filho conseguem colocar.

NOTA 9,5

Diireção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Gênero: Drama/Suspense
Origem: Brasil
Ano: 2012
Duração: 131 minutos
Tipo: Longa-metragem

Trailer do filme

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Febre do Rato - Crítica de filmes


A Experiência que deu certo

Claudio Assis já seguia uma linha de filmes polêmicos (Amarelo Manga e Baixio das Bestas) em que o público mais leigo estranhava enquanto os críticos adoravam (com atores conhecidos como Dira Paes), mas com Febre de Rato o tom subversivo é tão forte que nem a fotografia preta e branca aumenta esse sentimento.

Febre do rato conta a história do poeta Zizo um ser inconformado de atitude anarquista que tem um jornal que pública as próprias custas. Tendo atitudes fora dos padrões como ter relações sexuais com vizinhas senhoras de idade. Um dia todas as convicções de começam a ruir quando conhece Eneida. Nesse contexto que podemos ver as contradições e subversões do ser humano no seu mais claro relacionamento entre si.

A fotografia de Febre de Rato se casa de forma divina aos personagens considerados por esta sociedade estranhos e sem cores tornando a obra tão plástica e bela. As vezes parece que o mundo em que os personagens estão inseridos, são por eles visto deste jeito, apesar da escolha arriscada e pouco comercial casou bem com filme.

Os atores merecem ser lembrados pela coragem em atuar neste filme de grande carga dramática, destaques para os sempre bons Irandhir Santos que faz muito bem o poeta Zizo e Matheus Nachtergaele como paizinho (trabalhou com o diretor nos seus outros filmes), como todo elenco em grande sincronia cênica, mas a surpresa está para atriz Nanda Costa que surpreende pela sua grande atuação para uma personagem difícil em contraponto com seus papeis em novelas globais.

As escolhas de plano do diretor Cláudio Assis aumentam mais este incômodo que o público com o passar do filme sente, estás alternativas que o diretor apresenta como nas cenas em câmera alta, plano horizontais entre outros. Parece que para o expectador é filme desorganizado, mas está impressão é parte de uma organização muito bem feita.

O roteiro feito de muita coragem por tocar em assuntos ainda tabus na nossa sociedade ( como a homossexualidade) mostra como ideias e ideologias não verdades absolutas e de como um elemento pode transformar tudo isto originando um ser ainda mais subversivo e culminando no seu desorganizado que acaba se organizando no todo.
Muitos atores desse filme afirmaram que está obra era um experimento, fiquei com medo destas declarações pois quando dizem isso muitas das vezes a obra não é boa, ainda bem que toda regra tem exceção e que muitos experimentos nacionais apareçam.

Nota 9,00

      FICHA TÉCNICA
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Gênero: Drama
Ano 2012
Origem: Brasil
Duração: 110 minutos

Filme online




Sites Relacionados a cinema - Dicas e Tutoriais

O site Tela Brasil oferece no mesmo oficinas virtuais dos diversos processos na elaboração de uma produção cinematográfica, dentre eles estão: Fotografia, Montagem e Direção.

LINK ABAIXO
Oficinas Virtuais

No site engloba filmes Políticos dos diversos temas e países para o telespectador possa refletir mais sobre este assunto.

LINK ABAIXO
Filmes Políticos


Roteiro de Cinema é um portal de informações em língua portuguesa dedicado aos Roteiristas Cinematográficos, profissionais e amadores sobre recursos de roteiro audiovisual.

LINK ABAIXO
Roteiro de Cinema

Site em que você assistes filmes online sem pagar algum custo (o problema que a cada 10 minutos tem dois anúncios por vez.)

LINK ABAIXO
Cracle


Docverdade é um blog especializado em documentários ativistas voltados principalmente para as questões sociais e ambientais, bem como direitos humanos e democratização dos meios de comunicação.

LINK ABAIXO
Doc de Verdade




Cinco Melhores Filmes em 2012 - Top Five


Desculpe parecer nacionalista ou pseudo intelectual mais no ano de 2012 eu assistir muitos filmes considerados de arte e deixei de lado os comerciais. Logo abaixo está acho a minha lista de 5 melhores filmes de 2012.



5°) Eu Receberia As Piores Noticias dos Seus Lábios - 
O Paradoxo como Bonito


Trailler

4°) Febre de Rato - A experiência que deu certo

Filme Online


3°) Os Vingadores - Melhor filme comercial de 2012



Trailer legndado

2°)Pietá - Violento e belo ao mesmo tempo

Trailer legendado

1°) Som ao RedorVocê se sente invadido por este filme

Trailer




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Linguagem Cinematográfica de Marcel Martin - Livros


Autor: Marcel Martin
Editora: Brasiliense
Ano de lançamento: 2001
Número de páginas: 165

Um estudo clássico sobre a linguagem característica do cinema, indispensável para estudantes, amantes e praticantes da sétima arte.



SOBRE AUTOR
Estudar literatura e filosofia, então Filologia, ele publicou seu primeiro livro - O filme de língua 1 - em 1955. Crítico de cinema de 1956, ele trabalhou em vários jornais e revistas: Cinema, letras francesas, Presença de cinema , Revolução e Atenciosamente . Ele é o editor da revista Tela em 1972 a 1979 e membro do conselho editorial do La Revue du Cinema , em 1980 a 1989. Professor da Universidade e na Universidade Nippon Seishin (Sagrado Coração), em Tóquio, ele ensinou em diversas universidades em Paris, Montreal, e Santa Barbara (Califórnia). Presidente Honorário da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), após ter sido o Secretário-Geral 1972-1987 e presidente de 1987 a 1991.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A História do Cinema Mundial de Fernando Mascarello - Livros


FICHA TÉCNICA
Autor: Fernando Mascarello
Editora: Papirus
Ano de lançamento: 2006
Número de páginas: 432

Este livro concretiza uma proposta no cenário brasileiro - apresentar um panorama horizontal da produção internacional dessa forma narrativa que chamamos 'cinema'. A aposta na dimensão diacrônica tem seus predicados. Percorrer esse livro é deparar-se com a efervescência das tradições que reivindicaram para si o estatuto de cinematográficas. O cinema das origens, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, o expressionismo, o surrealismo, as particularidades da vanguarda cinematográfica chamada impressionista, o cinema realista e seu coroamento no neorrealismo, a chegada da modernidade com a Nouvelle Vague, os novos cinemas, o retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema, o pós-modernismo e o cinema documentário - o cinema no século XX é o universo que esse livro se propõe a discutir - de partida, um desafio elevado.

SOBRE AUTOR
Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do cinema, espectatorialidade, estudos culturais. 

Manual do Roteiro de Syd Field - Livros


FICHA TÉCNICA
Autor: Syd Field
Editora: Objetiva
Ano de lançamento: 2001
Número de páginas: 222

Manual do Roteiro é, na visão da crítica especializada, um dos mais extraordinários livros sobre a arte da escrita. E não apenas porque detalha todos os aspectos importantes do texto cinematográfico, mas principalmente porque sua abordagem estrutural serve também para criações literárias e teatrais. Da idéia inicial ao texto finalizado, do desenvolvimento de personagens e situações dramáticas ao perfeito acabamento da cena, Manual do Roteiro apresenta, em linguagem simples e accessível, passo a passo, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa. Esta obra do consagrado Syd Field é instrumento essencial para o trabalho criativo de roteiristas experientes ou aspirantes a um lugar no mercado de Cinema e TV.
Esta obra do consagrado Syd Field é instrumento essencial para o trabalho criativo de
roteiristas experientes ou aspirantes a um lugar no mercado de Cinema e TV.

SOBRE AUTOR
Syd Field (1935) é um roteirista estadunidense, autor de diversos livros sobre o assunto, alguns deles traduzidos para o português. É considerado um guru do roteiro cinematográfico, tendo formado diversos dos roteiristas mais populares da atualidade. Suas ideias sobre a estrutura de um roteiro atraente influenciaram os produtores de cinema de Hollywood. Atualmente, ele ministra oficinas no mundo todo, orientando aspirantes da área sobre como produzir estórias vendáveis para a indústria cinematográfica norte-americana. Entre 1963 e 1965, Field escreveu e produziu as séries televisivas Men in Crisis, Hollywood and the Stars, National Geographic e Jacques Cousteau Special.
Syd Field vive em Beverly Hills e leciona produção de roteiro no curso de mestrado para profissionais da área na Universidade da Califórnia e é um dos produtores do software Final Draft, para formatação de roteiros.

Download

O Discurso Cinematográfico de Ismail Xavier - Livros



FICHA TÉCNICA
Autor: Ismail Xavier
Editora: Paz e Terra
Ano de lançamento: 2008
Número de páginas: 212

Estudos sobre o cinema e as reflexões teóricas dele decorrentes. O autor traça um panorama do pensamento estético cinematográfico desde o início do século, detendo-se nas escolas francesa, soviética e americana.

SOBRE AUTOR
Formado em Comunicação Social (habilitação em cinema) pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) em 1970, também concluiu curso de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP. Mestre em Teoria Literária na USP, sob orientação de Paulo Emílio Salles Gomes, com a dissertação À procura da essência do cinema: o caminho da avant-garde e as iniciações brasileiras, defendida em 1975. Doutor em 1980, orientado por Antonio Candido de Mello e Souza, com a tese Narração contraditória: uma análise do estilo de Glauber Rocha, 1962-1964. Em 1982, tornou-se PhD em Cinema Studies pela Graduate School of Arts and Science, da New York University, onde concluiu seu pós-doutorado em 1986. Publicou tese de livre-docência em 1993, com o título Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal.
É professor da ECA-USP desde 1971. Também foi professor-visitante na Universidade de Nova Iorque (1995)[3], na Universidade de Iowa (1998) e na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (1999)[4]. É membro do conselho consultivo da Cinemateca Brasileira desde 1977. Faz parte do conselho editorial das revistas acadêmicas Novos Estudos Cebrap e Literatura e Sociedade. Uma coletânea de entrevistas foi publicada por Adilson Mendes (Editora Beco do Azougue).

Download

O Cinema e a Produção de Chris Rodrigues - Livros


FICHA TÉCNICA
Autor: Chris Rodrigues
Editora: DP&A Editora / Faperj
Ano de lançamento: 2002
Número de páginas: 258

A produção de um filme, seja de curta ou longa metragem, é muito mais complexa do que pode imaginar o espectador ao pagar o ingresso de uma sessão. Envolve cálculos, estimativas, pedidos de autorização, negociação de direitos autorais, captação de recursos e coordenação de equipe técnica, entre outros aspectos muitas vezes percebidos pelo grande público.

Com a intenção de preencher a lacuna editorial na área de produção cinematográfica, este livro é um guia prático voltado, sobretudo, para estudantes de cinema e comunicação social. Apresenta um breve histórico de movimentos fundamentais (como o neorrealismo, a nouvelle vague e o cinema novo) e reproduz modelos de planilhas, boletins e formulários, além de organizar a legislação essencial relativa a cinema nacional.

SOBRE AUTOR
Chris Rodrigues iniciou sua carreira em cinema em 1962, produzindo documentários para a Usis (United States Information Agency). Foi diretor de produção de, entre outros, Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969), Como era gostoso meu francês (Nelson Pereira dos Santos), além de ter dirigido e/ou produzido mais de 60 curtas-metragens e mais 2 mil comerciais. É consultor para assuntos audiovisuais da Faperj e, atualmente, prepara a produção de Bar Don Juan, longa-metragem baseado no livro homônimo de Antônio Callado.

Os Intocáveis - Torrent


FICHA TÉCNICA
Titulo Original: Intouchables
Direção: Olivier Nakache, Eric Toledano
Roteiro: Olivier Nakache, Eric Toledano
Gênero: Biografia/Comédia/Drama
Ano: 2011
Origem: França
Duração: 112 minutos
Tipo: Longa-metragem

SINOPSE
Após tornar-se tetraplégico, vítima de um acidente de parapente, aristocrata contrata um jovem para ser seu cuidador.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hasta la Vista: Venha Como Você é - Torrent


FICHA TÉCNICA
Direção: Geoffrey Enthoven
Roteiro: Pierre De Clercq, Asta Philpot, Mariano Vanhoof
Gênero: Comédia/Drama
Origem: Bélgica
Duração: 115 minutos
Tipo: Longa-metragem



Sinopse

Três amigos de 20 e poucos anos, deficientes físicos, descobrem bordel na Espanha que é especializado em receber pessoas com problemas motores. Como não querem morrer virgens, os jovens decidem ir até o local.


Torrent + Legenda

Estamira - Torrent


FICHA TÉCNICA
Direção: Marcos Prado
Roteiro: Marcos Prado
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Duração: 121 minutos
Tipo: Longa-metragem



Sinopse
Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Amarelo Manga - Torrent


FICHA TÉCNICA
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Gênero: Drama
Ano: 2002
Origem: Brasil
Duração: 103 minutos
Tipo: Longa-metragem



Sinopse

O filme é uma sucessão de curtas histórias envolvendo um bar e um hotel na cidade de
Recife, que nos revela um mosaico de personagens vivendo em um bairro pobre da cidade. Um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar, um homossexual apaixonado pelo açougueiro e outros, muitos outros personagens.

A Erva do Rato Torrent


FICHA TÉCNICA
Direção: Júlio Bressane
Roteiro: Júlio Bressane (roteiro), Rosa Dias (roteiro), Machado de Assis (contos)
Gênero: Drama
Origem: Brasil
Ano: 2008
Duração: 80 minutos
Tipo: Longa-metragem



Sinopse
Livremente inspirado em “A Causa Secreta” e “Um Esqueleto”, de Machado de Assis, A Erva do Rato funde dois elementos dos contos: a relação do homem com a morte e a incompreensível relação que estabelece com os animais. Ele e Ela caminham por um cemitério à beira-mar. Os pronomes são seus nomes. Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele se propõe a cuidar d’Ela enquanto for vivo. Este é o início de uma estranha relação.


domingo, 6 de janeiro de 2013

De Pernas Pro Ar 2

Entretenimento! Apenas isso.

De Pernas Ar 2 chega aos cinemas buscando o mesmo sucesso que conseguiu na sua primeira produção e que deve conseguir ( o filme líder de bilheteria do Brasil no fim de ano e já rendeu 7 milhões de reais, levando o público de  600.000 em apenas 5 dias), mas o seu sucesso mercadológico não é o mesmo na parte técnica da obra, pois está cheios equívocos no roteiro e escolhas amadoras da fotografia e na produção.

A nova levada de filmes nacionais da produtora Globo Filmes com grande teor de comédia cômica (onde o personagem sofre com situações constrangedoras) está fazendo sucesso perante o grande público, mas que a qualidade do mesmo deixa muito a desejar, vide exemplos como Até Que a Sorte nos Separe e E Ai Comeu? Vendo um grande potencial de mercado a Globo Filmes lança a continuação De Pernas Pro Ar 2 no mesmo estilo de Se Fosse Você 2.

O Filme conta a história de Alice (Ingrid Guimarães) dona da empresa Sexdelícia junto com sua amiga Marcela (Maria Paula) no ramo de sex shop que é diagnosticada como viciada em trabalho. Depois de desmaiar durante o lançamento da sua centésima loja o seu marido João Luiz (Bruno Garcia) decide leva-la para descansar e cuidar da sua saúde em um spa. Com isso acompanhamos situações engraçadas de Alice para voltar ao trabalho sem que a família saiba. Logo no inicio do filme percebemos o grande erro do roteiro que foi a sua falta de evolução a partir da primeira obra cinematográfica, Alice continua viciada no trabalho trocando a companhia da sua família, parece-nos que os roteiristas não conseguiram ter criatividade e repetiram a formula do primeiro longa de Pernas Pro Ar. E o Roteiro continua com seus erros, bem como falta de aproveitamento maior das cenas no spa, sendo a parte mais engraçada do filme muito por causa de Luís Miranda e Tatá Wernerck. Em Nova York as piadas e as situações cômicas em que Alice se envolve são muitos engraçados (como no filme todo), mas os clichês, a falta de bons diálogos e falta de dramacidade atrapalham bastante o filme além da perca de folego na reta final do filme.

As atuações são razoáveis com destaques para Bruno Garcia que tenta colocar algum peso dramático no seu personagem pouco ajudado pelo roteiro e Ingrid Guimarães que consegue muito bem segurar a personagem principalmente em suas situações cômicas e o restante do elenco coadjuvante que tem atuações razoáveis sendo que a baixa fica para Maria Paula com as suas interpretações bisonhas.

A produção deste filme talvez pela falta de dinheiro ou por amadorismo, percebemos que os figurantes desavisados não fazem parte da produção muitos por seus rostos curiosos ou estranhos perante a câmera. A fotografia também peca pela má utilização da tela Azul (meu Deus foi o ponto alto do ridículo).

Quando o telespectador for para o cinema assistir De pernas pro Ar 2 saberá que verá mais uma produção da Globo Filmes que lhe renderá boas risadas, será um bom entretenimento, mais de pouca de qualidade. E nos preparemos que porque veem outras continuações do mesmo estilo como E ai Comeu? 2 e Muito Calma Nessa Hora.
NOTA 5,0

FICHA TÉCNICA
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino, Ingrid Guimarães, Marcelo Saback
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Duração: 95 minutos