quinta-feira, 14 de março de 2013

Indomável Sonhadora - Crítica de filmes

Simplesmente Humano

Esse ano o cinema independente americano foi homenageado pelo Oscar com a indicação de dois filmes na categoria de melhor filme, sendo a contemplação de Indomável Sonhadora uma grata surpresa, pela beleza narrativa e a interpretação de Quvenzhané Wallis sendo a mesma a mais nova mulher a ser indicada como melhor atriz.

O filme conta a história de Hushpuppy tem seis anos e vive no delta de um rio na Louisiana, em uma comunidade isolada, com seu pai Wink. Sua mãe desapareceu há algum tempo. Quando uma tempestade levanta as águas ao redor de seu vilarejo, Wink subitamente adoece. Logo a natureza se altera e criaturas pré-históricas despertam de suas sepulturas congeladas, os aurochs. Ela vê seu harmônico universo em colapso. Enquanto luta para sobreviver à catástrofe, a pequena heroína decide ir à procura de sua mãe.

O elenco do filme é à base deste filme, todos estão bem, muito pela ligação local que os atores têm por serem da região onde foi gravada a trama. Especialmente os atores Dwight Henry e Quvenzhané Wallis, sendo o primeiro capaz de gerar várias emoções com sua atuação desde estranhamento pela sua educação fora do padrão, como também à compaixão pelo seu amor por Hushpuppy, acabou sendo injustiçado por não ser indicado para o melhor ator coadjuvante. Tendo como atriz principal a grande surpresa positiva, com uma interpretação cheia de repertório e, sobretudo de muito talento em diversos momentos da personagem tanto no mundo real como em sua fantasia, atuação fantástica desta promessa americana. Além da química produzida entre o pai e a filha.

Apesar de ser um longa-metragem relativamente barato para os padrões americanos (custou cerca de 800 mil dólares), Indomável Sonhadora não deixa a desejar na parte técnica, pois utilizou a fotografia adequada, figurino e a maquiagem de acordo aos personagens (destacando a beleza agressiva de Hushpuppy) como também a direção de arte realizada de forma criativa, pela pouca verba que possuía.

O Roteiro do filme é outro ponto forte da trama, por ser tão simples e comovente ao mesmo tempo. A relação familiar que é tratada no roteiro envolve o público e o transporta para aquele lugar. O roteiro e a atriz faz com que a menina Hushpuppy tenha uma encantação sobre o público arrebatadora, principalmente pelo seu jeito corajoso e ingênuo aumentado pela boa utilização da narração da mesma. Além de mostrar com grande talento a relação que a “banheira” tem com os personagens da trama. Um roteiro simplesmente humano em todas as instâncias.

Filme muito bem dirigido, dando liberdade aos atores, cheio de mensagens, com roteiro bem produzido e belíssimas atuações, um dos melhores filmes independentes este ano, Indomável Sonhadora é leve e profundo, agora só não pode chorar.

NOTA: 8,0

FICHA TECNÍCA
Nome original: Beasts of the Southern Wild
Direção: Benh Zeitlin
Roteiro: Benh Zeitlin (roteiro), Lucy Alibar (peça e roteiro)
Gênero: Drama/Fantasia
Origem: Estados Unidos
Duração 93 minutos
Ano: 2012

Trailer Legendado