segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Crítica do filme Garota Exemplar

Metalinguagem da Ilusão

Parafraseando uma citação de Ludwig Feuerbach que se encontra no livro sociedade do espetáculo de Guy Debord diz o seguinte “E sem dúvida o nosso tempo (...) prefere a imagem á coisa, a cópia ao original a representação á realidade, a aparência, ao ser... Ele considera que a ilusão é a sagrada, e a verdade é profana.” Sendo representativo do filme Garota Exemplar, de David Finsher.

É visto que o cinema contemporâneo e consequentemente a sociedade pós-moderna se apropria cada vez mais da imagem, não como forma realística, mas sim a ilusão desejada a todo instante e David Fisher acrescenta esses elementos no filme surpreendente e eficaz.

O filme conta a história de Amy Dunne que desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Roteiro bem escrito pela própria autora do livro homônimo, pois é suave e perspicaz ao mesmo tempo. O filme brinca com as nossas escolhas e a forma como lidamos com a história. É uma metalinguagem do cinema com a ilusão, é nudez da ilusão na própria arte que produz ela mesma.

Atuações estão bastante convincentes, destaque para os atores principais Ben Affleck por Nick Dune onde conseguiu transmitir com sagacidade as nuances do personagem frente aos vários percalços da trama e a Rosamund Pike por Amy Dune que se revela ao avançar da narrativa cinematográfica.

Amarrado tecnicamente o seu destaque é o ethos da obra cinematográfica, pois o filme traz séries de indagações sobre imagem, ilusão, pontos de vistas, mídia, fama e outras questões contemporâneas a partir duma história é apesar de bem trabalhada é utilizada frequentemente por hollywood. Porém que nada desmerece um bom filme de David Finsher.

O filme é um hibrido de entretenimento com informação, é a mistura do reflexivo e do hedonismo. Quer algo mais pós-moderno que isso?


NOTA 8,0

FICHA TÉCNICA

Nome Original: Gone Girl
Direção: David Fincher
Roteiro:  Gillian Flynn (romance e roteiro)
Gênero: Drama/suspense
Origem: Estados Unidos
Duração 144 minutos
Ano: 2014

Trailer legendado


Nenhum comentário:

Postar um comentário