domingo, 6 de janeiro de 2013

Quincas Berro D´agua

Alegria de Jorge Amado

Quincas Berro D'agua é uma adaptação ao livro homônimo de Jorge Amado que conta a historia de Quincas, que saiu de sua vida segura e tranquila, porém sem muita alegria para viver uma vida cheia de aventuras, bebidas, malandragem e amigos marginais. Ao falecer, sua família com vergonha que descobrissem a verdadeira história de Quincas, resolveram enterrar de forma tradicional só que seus amigos roubam o corpo para sua última noite de farra.
Alguns livros de Jorge Amado já viraram filmes, como Tieta do Agreste e Dona Flor e seus Dois Maridos, sendo o mais novo Quincas Berro D'agua. Cenas super engraçadas dão o tom do filme, como na parte em que os amigos querem escapar da prisão com o corpo de Quincas. A narrativa é dinâmica e o término do filme com um pouco mais de 90 minutos é uma escolha acertada (filmes de duas horas de duração geralmente se arrastam). Roteiro bem estruturado com uma linguagem bem coloquial e mostrando um pouco da cultura baiana. Direção concisa, a direção de fotografia conseguiu muito bem captar a imagem à noite. Os atores globais como Mariane Ximenes, filha de Quincas, Marieta Severo como mulher de Quincas além de atores baianos participantes de outros filmes como Ó Pai Ó fazem boas atuações, mas Paulo José com toda sua experiência dar o ar da graça com uma ótima atuação cinematográfica.
Apesar do filme ser comédia, podemos ter várias reflexões sobre a vida e o que verdadeiramente importa para ser feliz. Ótima pedida para aqueles que gostam de dar boas risadas, que querem se divertir. Quincas Berro D'agua é tempo adquirido.

NOTA: 7,5

FICHA TÉCNICA
Direção: Sérgio Machado
Roteiro: Jorge Amado (romance), Sérgio Machado (adaptação e roteiro)
Gênero: Comédia
Ano: 2010
Duração: 102 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário