domingo, 6 de janeiro de 2013

Um Lugar ao Sol


Elite Alienada?

Um lugar ao sol é um filme que crítica à rede imobiliária e a elite brasileira simbolizada pelos moradores de cobertura.

Um Lugar ao Sol é um documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, foram catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas 8 cederam entrevista.

O documentário é diferente por retratar a elite brasileira, pouco visto no cinema nacional que prefere abordar a classe menos favorecida da sociedade, outro ponto que tenho que destacar é que logo no inicio filme você vê o guindaste subindo, um ponto bem usado pelo diretor. Com uso de uma câmera o diretor foi na casa dos moradores de cobertura fazer as entrevista de forma digamos amigável. Cada afirmação que o telespectador ouvia alguns riam dizendo que era surreal e outros se indignavam, como na parte em um dos moradores diz “nos aviões, há a primeira classe, a segunda e a senzala”, eu me sentia que estava em outro Brasil, mas o que tenho que destacar era que por que eles tinham tais afirmações? Por que apareceram poucas perguntas feitas pelo diretor? Sendo que é um filme que crítica essa tal elite brasileira, por que só os moradores de coberturas e não os donos de mansões, ou empresários donos de grandes empresas? Será mesmo que eles são a elite propriamente dita? No filme temos 9 entrevistados que a gente não sabe sua profissão ou como conseguiram chegar a sua condição de morador de cobertura, estão no documentário mais por vaidade e ainda alguns se identificaram com o documentário como o próprio diretor Gabriel Mascaro afirmou ligarão para ele dizendo que o filme é muito bom e que ele terá um grande futuro.

Outro ponto importante é a critica que o filme faz a rede imobiliária onde o diretor filma a noite em Recife vista pelo alto onde se observa a invasão dos apartamentos principalmente na parte litorânea. Talvez o Gabriel Mascaro tenha se inspirado em Michael Moore onde ele vai a procura do que lhe interessa mais com diferenças; Michael Moore é sarcástico apresenta as perguntas e mostra a defesa de quem ou que ele crítica (mesmo que seja cínico).

É um filme pra ser visto e refletido sobre a invasão imobiliária e a classe mais favorecida financeiramente no Brasil onde há desigualdade social está pra cada um vê é só abrir os olhos e enxergar, mas sabendo que o filme é uma visão muito bem nítida e persuasiva do diretor.

Nota: 7,0

FICHA TÉCNICA
Diretor: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 75 minutos

OBS: O filme Online só está carregado até 65 minutos.

Filme Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário